Fundado em novembro de 2011

Há método na loucura de Trump-Luiz Carlos de Oliveira e Silva

arlindenor pedro
Por arlindenor pedro 2 leitura mínima

No início do primeiro governo Lula, Benedita da Silva foi demitida do seu cargo de ministra por ter feito uma “esticada” em Buenos Aires, no fim de semana, para cumprir agenda pessoal, depois de alguns dias de agenda oficial na capital argentina.

Como a mídia conseguiu transformar em escândalo a “esticada” da Bené às custas da União, Lula, inexperiente e em início de governo, não viu opção senão rifar a companheira.

Hoje em dia, coisas como a “esticada” da Bené sequer seriam noticiadas. Por que algo que já foi escandalizável deixa ser? Resposta: porque a medida do espanto e da indignação mudou!

Diante do que veio à tona com a Operação Lava-Jato, com valores de propinas pagas por empreiteiras tão extraordinariamente estratosféricos, o sentido de moralidade vigente teve que se adaptar às circunstâncias.

Lembrei-me disso diante das declarações de Trump de que iria ocupar a Groelândia, anexar o Canadá, tomar o Canal do Panamá, tomar a Faixa de Gaza para transformá-la em área para “resorts” …

Há método em toda essa “loucura”, e esse não é outro senão o de rebaixar o sentido de moralidade, tal como aconteceu entre nós quando a nossa medida de espanto e de indignação foi significativamente reduzida.

Ir apagando a distância entre o normal e o absurdo é o método em meio à “loucura” de Trump, já que a implantação do projeto de poder da extrema-direita precisa da apatia dos seus adversários.

A cada declaração absurda de Trump, a nossa sensibilidade ao absurdo diminui, e, também diminui, por consequência, a capacidade de revolta contra a barbárie: eis o busílis, eis o método.

Lembram quando nos espantávamos diante do “terraplanismo” e da volta da “revolta da vacina”? Pois é, hoje eles fazem parte da paisagem, e já não causam espanto algum…

Loading

Compartilhe este artigo
Seguir:
Libertário - professor de história, filosofia e sociologia .
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Ensaios e Textos Libertários

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Ensaios e Textos Libertários