Ouça aqui o áudio do nosso Post
Receba regularmente nossas publicações e assista nossos vídeos assinando com seu e-mail em utopiasposcapitalistas.Não esqueça de confirmar a assinatura na sua caixa de mensagens

“A identidade é um processo dinâmico, construído na experiência coletiva e individual dos sujeitos em sociedade. No processo de crise do capitalismo, no entanto, as identidades tendem a se cristalizar como categorias fixas, instrumentalizadas pela disputa de poder no que Guy Debord chamaria de sociedade do espetáculo. Nas palavras do próprio Debord, o espetáculo, compreendido na sua totalidade, é ao mesmo tempo o resultado e o projeto do modo de produção existente.
Um modo de representação da realidade onde imagens, narrativas e enquadramentos como forma mediada da atuação social criam uma realidade coletiva artificial. Nesse contexto, o identitarismo emerge como um produto da lógica do espetáculo, despolitizando e deshistoricizando as identidades, transformando-as em signos de consumo, cercando e limitando o espaço de ação social mobilizada por essas mesmas identidades. Recebemos hoje Douglas Rodrigues Barros para falar sobre o identitarismo como um fenômeno central e controvérsio do nosso momento histórico de neoliberalismo em crise e exacerbação do reacionarismo identitário através do esvaziamento das identidades pela lógica da mercadoria.”
Clique o link para continuar…
De Ontocast: Especial – O Identitarismo à Luz da Sociedade do Espetáculo, 24 de mai. de 2025
https://podcasts.apple.com/br/podcast/ontocast/id1512343976?i=1000709682912&r=0
![]()