Olá amigos e amigas, seguidores da nossa publicação emancipacionista Ensaios e Textos Libertários.
Como vocês notaram estamos de cara nova : repaginados e com maiores recursos audiovisuais. Estamos também com um time novo de editores, articulistas que já convivem conosco em nossas outras publicações nas Redes Sociais.Tudo isto para avançarmos no nosso propósito de trazer a vocês reflexões sobre a crise do capitalismo e criamos condições para que surjam novas ideias que impregne um maior número de pessoas. Seres humanos que se insurjam contra o futuro que o sistema escreveu para nós : um futuro de caos civilizatório e de barbarie, que vai se estabelecendo enquanto avança o colapso da sociedade criada pelo capitalismo-a sociedade da mercadoria.
Muitos de vocês nos acompanham há muito tempo: desde as convulsões sociais que resultaram nas jornada de junho de 2013 , quando resolvemos criar esta publicação e assistiram conosco as mudanças operadas no corpo político institucional brasileiro. De lá para cá novos governantes assumiram, uma presidenta foi afastada do poder, ex presidentes foram presos, e em paralelo com aprofundamento da crise econômica e social novos atores adentraram no grande teatro político nacional , com a cara explícita do terror e da barbarie da ultra direita fascista . Estes novos atores levaram a política institucional para novos rumos , chegando inclusive a ganhar eleições e levar ao poder a quadrilha fascista do bolsonarismo .
No momento que escrevo para vocês o país ainda se encontra numa democracia de perfil liberal burguês, com liberdades democráticas, próprias deste sistema . Embora não saibamos até quando , pois sabemos que com o aprofundamento da crise a burguesia sempre pende para o autoritarismo que lhe permite melhor explorar as classes subalternas.
E nosso desejo criar aqui uma trincheira de defesa da liberdade dos seres humanos e de reflexão sobre os caminhos de construção de uma sociedade libertária. Queremos também ser um polo de oposição, junto com outros movimentos espraiados pelo país, aos conceitos da esquerda tradicional que desde 2013 mostrou que abdicou da luta anti capitalista, entregando- se a tarefa de administradores da barbarie e captura do Estado Brasileiro.
Como diria José Régio no seu Cântico Negro : não , não vamos por aqui . Não, não seguiremos os caminhos que esta esquerda quer trilhar .
Estes caminhos já nos mostraram que não nos levarão para a saída desta crise, que está longe de ser passageira, pois está embasado na falência das estruturas fundante do capitalismo, a saber : o Estado, o mercado, a mercadoria, o dinheiro , o patriarcalismo e o trabalho . Vamos então procurar entender ao máximo esta crise e resistir ao máximo aos ataques do Estado e das milícias facistas .
Queremos montar uma rede abrangente de resistência na Web e de núcleos de amigos das nossas concepções. Nesse sentido , estamos ampliando nossa presença nas Redes Sociais e a reestruturação deste veículo de informações segue este propósito . Queremos contar com vocês como parceiros desta empreitada . Queremos ter vocês como parceiros preferenciais nesta jornada .Temos uma luta difícil pela frente e a teoria se torna um elemento imprescindível para o entendimento de que caminho tomar , por onde começar e o que fazer . Vamos juntos nesta estrada !
Serra da Mantiqueira, junho de 2023
Arlindenor Pedro
Editor
Obrigado
Blog com cara nova! Bonito. Mais dinâmico.
Legal
Parabéns. Vida longa para o blogue ensaios e textos libertários.
Muito obrigado
Obrigado